segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Cobertura Desabafo Social: Riccardo Cappi fala sobre Prevenção Social do Crime e das Violências durante Curso em Salvador

No dia 18/09 o Curso de Convivência e Segurança Cidadã, realizado em Salvador, contou com a presença do professor doutor em criminologia, Riccardo Cappi, que conduziu a aula sobre “Prevenção Social do Crime e das Violências”. Cappi iniciou a aula lançando a seguinte questão à turma: "o que é violência?". Para ele, é importante destacar que "violência é diferente de conflito e constitui uma opção de gestão do conflito, mas não se resume à ele". Em seguida, apresentou um quadro sobre os diferentes tipos de violência, entre elas a interpessoal, institucional e estrutural. Segundo o professor, infelizmente, hoje, as violências institucional e estrutural não são tratadas como crimes no direto penal por não serem consideradas violências. Diante disso, ressaltou o desafio de formular estratégias capazes de produzir maior segurança sem ter que recorrer à instituição judicial.

Após abordar os tipos de violência, Cappi explanou sobre a prevenção do crime e das violências, deixando claro que: “prevenção é um conjunto de medidas ou projetos para evitar um fato ou uma situação problemática”. Apontou, também, os diferentes atores da prevenção: órgãos de segurança pública, assim como outros setores do governo, organizações civis, empresas e comunidades. O professor também falou sobre as ações de prevenção e destacou que toda ação de prevenção se fundamenta numa teoria, num objetivo a ser seguido, portanto acaba valorizando alguns aspectos e desconsiderando outros. Ressaltou ainda a importância da prevenção do esgarçamento individual, ou seja, a implementação de medidas de fortalecimento de laços sociais visando a qualificação do tecido social e a prevenção da exclusão política por meio da fundação de conselhos, associações, e de ações de empreendedorismo e de protagonismo juvenil.

Texto: Camila Cidreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário