sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Cobertura Desabafo Social: "Os jovens são, talvez, os mais interessados em prevenir a violência e por isso, são grandes colaboradores do processo de mediação" - Pedro Strozenberg



O Desabafo Social no seu terceiro dia de cobertura do Curso de Convivência e Segurança Cidadã entrevistou Pedro Strozenberg, Coordenador do Instituto de Estudos da Religião (ISER), ONG carioca que atua no campo dos Direitos Humanos. Pedro foi o professor da aula Mediação de Conflitos, durante o Curso.
Confira a entrevista!

Desabafo Social: De que forma a juventude pode fazer mediação de conflitos para contribuir com a prevenção da violência?

Pedro: O que é preciso ter em conta em primeiro lugar é que não há uma juventude. Mas, diferentes juventudes. As diferentes juventudes participam com diferentes expressões. E utilizam para isso as novas linguagens. Essa juventude diversa é parte importante do processo de  transformação do conflito e da renovação da expectativas. Os jovens são, talvez, os mais interessados em prevenir a violência e por isso, são grandes colaboradores do processo de mediação.

Desabafo Social: Na mediação, os jovens atuam como uma das partes, mas talvez ainda mais invisível do que as outras partes. É isso?

Pedro: A juventude produz conflitos. Os conflitos são fundamentais para a mediação. A mediação não existiria se não fossem os conflitos. Os jovens produzem conflitos na perspectiva de mudanças e não necessariamente na perspectiva dos problemas. É um desafio para a sociedade brasileira compreender que é preciso olhar os conflitos da juventude como um caminho possível de reconhecimento, de direitos e de mudança social. Então eu acho que são duas coisas que se complementam nesse sentido, o desafio da construção de uma sociedade mais transparente, mais participativa, mais libertária e o desafio de reconhecer o papel político da juventude e reconhecer o conflito como instância a ser potencializada e ser valorizada na política.

Entrevista: Ana Paula Huoya e Marina Lima
Foto: Gilberto Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário